A Escola Balão Vermelho foi criada em 1972, época em que Belo Horizonte crescia e se modernizava, à sombra da ditadura militar. Naquele momento, mais do que nunca, pais e educadores discutiam e buscavam melhores opçãoes para a educação. Mais do que ensinar conteúdos, tornava-se primordial formar cidadãos que soubessem pensar e conviver de forma democrática.

Por isso, desde sua criação, o Balão Vermelho adota, sempre de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, uma metodologia e um currículo abertos às transformações sócio-culturais características da sociedade contemporânea.

A reflexão sobre a prática à luz das questões ligadas ao processo de ensino e de aprendizagem é permanente, partindo de bases teóricas e conceituais sólidas e dessa longa experiência prática. O convívio escolar pensado como coletividade, de forma refletida, leva os alunos a aprender na escola muito mais do que conteúdos pré-definidos.
A Escola entende que é sua responsabilidade, junto com os pais, contribuir para a construção da cidadania e autonomia dos alunos, preparando-os para uma maior capacidade de reflexão, valorização da diversidade e respeito ao outro.

Clique aqui para saber mais sobre a escola.

 

voltar

topo