O Centro Educacional Viva,  escola com quase 15 anos de existência localizada no bairro Recreio do Bandeirantes, região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ),  é fruto dos ideais pedagógicos de três educadoras que vêm, ao longo de quase 15 anos, construindo uma escola que entende e trabalha para que o processo educativo se faça de forma consciente, prazerosa e que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas que se construa numa teia de relações das crianças em suas interações com as pessoas, os espaços, elementos e informações. São VIVA por acreditar que o conhecimento é dinâmico, é movimento, é experiência, é vivido e, portanto, é vivo.

A escola acredita que toda criança é curiosa, ativa, aberta a descobrir a realidade e preparada para aprender sobre o mundo que a cerca. E o seu desenvolvimento como um todo está diretamente ligado às experiências vividas. Sendo assim, a escola deve proporcionar experiências (emocionais, sociais, físicas e intelectuais) – que possibilitem a construção do pensamento para além da acumulação de conhecimentos.

Priorizando esta forma de pensar, na qual as relações sociais – criança/criança, criança/adulto e adulto/adulto – são importantes no processo de ensinar/aprender o Centro Educacional Viva optou pela “Pedagogia de Projetos”, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo Ministério da Educação e Cultura a partir da LDB/96.

Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a escola.

 

voltar

topo